20/03/2018 - Represa
A represa Jaguari/Jacareí, a maior do sistema Cantareira, atingiu o maior nível de água desde a crise hídrica que afetou a região. Atualmente, a represa opera com quase 62% da capacidade, melhor registro desde 2012. Os dados são do consórcio PCJ, que monitora as represas.
No segundo semestre de 2015, o cenário era bem diferente do quadro atual. A represa, na região de Bragança Paulista, estava com apenas 4% do nível durante o período de seca. Quem vivia nas proximidades, acompanhou de perto a terra tomar conta do que antes era coberto pela água.
“O nível começou a baixar de uma tal maneira e a gente sentiu muito. Foi um ano e meio de seca total”, lembrou Sérgio Trindade, dono de uma marina do local.
Atualmente, o aumento de 30% das chuvas da região e a queda no consumo de água fizeram o nível da represa subir para 62%. Apesar do avanço, segundo Francisco Lahoz, secretário executivo do consórcio que controla a área, esta melhora ainda precisa ser comemorada com precaução.
“Vivemos uma insegurança hídrica e por isso a comemoração não pode ser por completa e ainda temos que ficar atentos”, alertou.
Ainda de acordo com o secretário, o consumo de água caiu em 20%, o que também ajudou bastante. Um bom exemplo disso acontece em uma escola de Atibaia, que passou a adotar medidas conscientes e agora reutiliza a água da chuva na piscina.
“A gente gastava muita água limpando os filtros da piscina, via muita água indo embora, agora isso mudou”, disse o mantenedor Reginaldo Francheschi.
Fonte: g1