20/03/2018 - Sobre Piracaia
Em língua tupi, Piracaia é a junção das palavras “pirá”, que significa peixe, e “caiá”, frito ou queimado. O nome representa um dos destaques da gastronomia local, a truta, criada nas águas frias do rio Atibainha. Quem passa por lá não pode deixar de provar a famosa Truta de Piracaia. Além da gastronomia, a cidade se destaca também na arquitetura, com prédios que têm mais de 100 anos, na religião, pelas igrejas magníficas, e nas manifestações folclóricas, que mantêm viva a tradição de seu povo.
Mas é pela natureza que Piracaia impressiona. Com a imponência de suas montanhas, a grandeza das represas, a cidade permite ao visitante escolher entre o turismo ecológico, religioso, rural e de aventura. Seus cenários exuberantes, com trilhas para caminhadas, corredeiras e cachoeiras são perfeitos para os amantes de aventura off road e para a prática de esportes como o mountain bike. Neste cenário, destaque para a Cachoeira do Pião e Cachoeira da Mãozinha.
Outra importante atração de Piracaia é a Igreja Matriz de Santo Antonio da Cachoeira, de 1884. Construção de extrema beleza, suas paredes têm tons dourados e o teto mostra toda a história da Igreja Católica Apostólica Romana, com pinturas de todos os papas (num total de 265, desde São Pedro até Bento XVI). A matriz de Piracaia e a Igreja de São Paulo Apóstolo, em Roma, são as únicas duas igrejas no mundo que possuem todas as figuras dos papas pintadas no teto.
O visitante tem a oportunidade de conhecer também a história do Santo Cruzeiro, crucifixo de 14 metros de altura localizado no alto do Morro da Penha, a 1200 metros de altitude. Sua história começa em 1939, quando as Santas Missões estiveram em Piracaia e foi colocada no morro uma cruz de madeira. Durante um temporal, em 1943, a cruz foi danificada. Para substituí-la, o arquiteto José Bonetti esculpiu o Santo Cruzeiro em cimento, inaugurado em 1946 e que recebe visitantes até hoje. Do alto do morro, após subirem 590 degraus, com paradas para descanso, os turistas avistam toda a cidade.
De São Paulo: 89 km |
Do Aeroporto Internacional de Guarulhos: 91 km |
Do Aeroporto de Congonhas: 99 km |
Aeroporto de Viracopos: 102 km |
Área: 385 km² |
População: 26.840 mil habitantes |
Temperatura Média: 20° |
Fonte: www.circuitoentreserraseaguas.com.br/as-cidades/piracaia/