(11)96493-2886

Um pequeno Tour pela Cidade de Piracaia!



Piracaia: a linda cidade do Circuito das Serras e Águas e suas belezas naturais! Confira a seguir:

Piracaia, localizada a mais ou menos 89 km de São Paulo, próxima de Joanópolis, Nazaré Paulista e de cidades ao sul de Minas Gerais, que fazem parte do Circuito de Serras e Águas. Ela é perfeita para uma viagem em familia, com seu clima agradável e ameno o ano inteiro.
Represa Municipal de Piracaia ( aberta para pesca e lazer  )

A cidade é um pequeno paraíso bucólico, cercado de verde e lindas paisagens. Um dos pontos altos, é a represa da região, mas também merecem destaque os mirantes, trilhas cheias de verde, morros e cachoeiras. Isso só falando em belezas naturais!
  Represa as 11:00 am em um dia de verão Entrada da cidade de Piracaia amena e muito acolhedoura  Represa de Piracaia  
Acesso em uma das inúmeras trilhas que desabrocham na linda Represa  Portal da Cidade 
 

Em língua tupi, Piracaia é a junção das palavras “pirá”, que significa peixe, e “caiá”, frito ou queimado. O nome representa um dos destaques da gastronomia local, a truta. Que por sinal é deliciosa!

Além da gastronomia e das paisagens, a cidade se destaca também na arquitetura, com prédios que têm mais de 100 anos, na religião, pelas igrejas magníficas, e nas manifestações folclóricas, que mantêm viva a tradição de seu povo.
   
   

Por isso, a cidade de Piracaia tem bastante coisa para fazer, tanto no turismo religioso quanto no ecoturismo e turismo rural.

Para relaxar e curtir a natureza, com uma certa estrutura, uma opção é Parque Ecológico da Boa Vista, uma área de proteção, com algumas boas trilhas cercadas por muito verde. No parque, fica o mirante do Morro da Boa Vista, com uma bela vista da cidade a 1.500 metros de altura.

Cortada por muitos rios, Piracaia tem um grande lago do sistema Cantareira, com represas dos Rios Cachoeira, Atibainha e Jaguari. E a vista da represa é lindíssima, além de ser uma delícia aproveitar ao redor, ou até mesmo praticar esportes náuticos.
   
   

 

A cidade também conta com duas cachoeiras que ainda não tive a oportunidade de conhecer, a do Pião e a Escondida!

Além desse turismo ecológico, que permite aproveitar e curtir lindas e relaxantes trilhas e paisagens, a cidade também é famosa pelo turismo religioso.

 Se destaca na cidade a Igreja Matriz Santo Antônio da Cachoeira, uma igreja do final do século 19 com um belíssimo teto com detalhes dourados e a pintura do rosto de todos os 265 papas, desde São Pedro até o atual Papa Francisco. A matriz de Piracaia e a Igreja de São Paulo Apóstolo, em Roma, são as únicas duas igrejas no mundo que possuem todas as figuras dos papas pintadas no teto.

     
  
Outra Igreja da cidade, mais modesta que a matriz, porém ainda mais antiga é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Um detalhe que a torna singular é a construção em taipa, executa por braços escravos.  Bem pequena, mas também antiga, fica localizada no centro da cidade a Igreja Santa Cruz do Leopoldo, dedicada às almas.


    

O visitante tem a oportunidade de conhecer também a história do Santo Cruzeiro, crucifixo de 14 metros de altura localizado no alto do Morro da Penha, a 1200 metros de altitude. Para subir no Cruzeiro, o bacana é fazer o percurso dos 590 degraus a pé! Mas também é possível o acesso de carro. No alto do morro, após subirem 590 degraus, com paradas para descanso, os turistas avistam toda a cidade.
   
 
Neste Morro do Cruzeiro, também tem a Gruta de Nossa Senhora de Aparecida, ponto de parada para muitos dos romeiros que seguem para Aparecida.
 

Logo na entrada da cidade, também tem um charmoso centro de artesanato, a Casa do Artesão José Benetti, com expositores locais, que vendem produtos artesanais.
 
 

Agora falando em gastronomia, claro, a atração da cidade são as trutas! Que tanto podem ser pescadas na represa, compradas em pesqueiro, etc, ou claro, degustadas em todos os restaurantes da região.

A cidade também é famosa pela produção de pinga, e um dos lugares mais bacanas, com pinga artesanal, é o Alambique Lafayette! Para degustar no local, ou levar para casa! O ambiente é bem agradável, cercado de verde, e a pinga é uma delicia! E de quebra, vc ainda vê parte da produção!

       

Um dos mais tradicionais, e o Breda Restaurante, localizado no centrinho da cidade. O ambiente é simples, mas amplo e o atendimento super atencioso. Claro, apesar de outras opções, o forte da casa são os diversos pratos de trutas, que dá para dividir em dois. Todos gostosos! E a dica é pegar o bolinho de truta como entrada, acompanhado de uma cervejinha bem gelada, para ir abrindo o apetite. Uma delícia!

   
  

Já com uma carinha de bistrot, o descolado Armazém Santa Sofia, fica numa rua bem tranquila de paralelepípedos. Tipo de lugarzinho charmoso que adoro! O ambiente é bem bacana e bem decorado, e ainda por cima tem uma adega, com os vinhos e espumantes de fabricação própria! O forte são porções para petiscar, acompanhadas de uma cervejinha. O atendimento é bem carinhoso e simpático! Pena que nem sempre está aberto, quando estou pela cidade! Adoro e super recomendo!
   
   

E além das trutas, a cidade também se orgulha de produzir uma boa cachaça. E um dos locais é a Cachaçaria do Portal, localizada logo na entrada da cidade. Além das cachaças, o local também vende produtos como linguiça de Bragança, queijos de Minas, etc. E conta também com um restaurante com comidinha boa, super farta e de preços acessíveis!
   
   


Fonte: http://passeiosdadea.com.br/2018/02/01/piracaia-a-linda-cidade-do-circuito-das-serras-e-aguas-e-suas-muitas-belezas-vale-muito-a-visita/

Wendell Cartaxo - O Corretor entre Serras e Águas! CRECI 170341

(11)96493-2886 WhatsApp
imobi.solutions@creci.org.br
www.cartaxoimoveis.com.br
Clique aqui e Inscreva-se em meu Canal do Youtube! :)
 
Informe o número correto
icone-whatsapp 1